terça-feira, 15 de outubro de 2013

O Blog Biocrescer

Este blog faz parte de uma  atividade prática desenvolvida no curso  de R2 Biologia do Centro Universitário Claretiano, sobre o uso de novas tecnologias no ensino aprendizagem de Ciências e Biologia.
O Objetivo deste blog é estimular o uso de metodologias no processo de aprendizagem, baseadas nas tecnologias disponíveis atualmente e transmitir informações científicas sobre temas da biologia vegetal e da biologia animal.

Este blog foi criado e elaborado pela professora:

Layla Helena Simão Bena

Brasileira, 25 anos, natural de Campinas, formada em Nutrição pela Faculdade Metrocamp em 2009,professora de Ciências e Biologia na rede estadual a 2 anos, lecionando aulas para o ensino fundamental e médio. Atividades preferidas: ler, cozinhar e cuidar da saúde das pessoas, se preocupando com o bem estar e o meio ambiente.



 

Vídeo - Reportagem sobre Moluscos



Referência: http://www.youtube.com/watch?v=srJMEuXa10s

Os bivalves

Os bivalves, como sugere o nome, são moluscos cuja concha é formada por duas peças chamadas valvas, como os mexilhões, as ostras e os vôngoles. Eles são na maioria sedentários, ou seja, movimentam-se muito pouco e são comedores de material filtrado.

Mecanismo de alimentação em bivalves.
 
As brânquias dos bivalves movimentam-se gerando uma corrente que traz as partículas de alimentos para dentro do organismo, onde são recolhidas pela própria brânquia num processo de filtração. Forma-se um cordão mucoso, que empurra as partículas aderidas de alimento até a região da boca. Pequenos apêndices, chamados palpos, podem ajudar a transferir as partículas de alimento  para a boca do animal. Desta forma, as brânquias atuam na respiração e também assumem um importante
papel na alimentação destes animais.
Diferentemente dos gastrópodes, os bivalves não possuem cabeça e tampouco rádula. O pé possui formato de machadinha e sai por entre as valvas, permitindo a locomoção do animal. O pé costuma ser utilizado para enterrar o animal no lodo ou na areia, mas algumas espécies conseguem perfurar substratos duros, como rocha e madeira.
 
Um bivalve enterrando-se na areia com auxílio do pé.


Reprodução dos Bivalves

A maioria dos bivalves tem sexos separados e a fecundação ocorre no meio externo. O embrião desenvolve-se formando uma larva trocófora, depois uma véliger e finalmente chega ao estágio juvenil.

Referências Bibliográficas

BIZZO, Nélio. Novas bases da biologia: ensino médio. Volume 2 -Seres vivos e comunidade, 1ª edição. São Paulo: Ática, 2010.

Jogo Didático - Tecido Animal


Jogo Caça aos Tecidos – Sorteie a figura e encontre a palavra

Tecidos que constituem o corpo humano

 
 
 
FIGURAS
 

Tecido Muscular
Tecido ósseo
Tecido Sanguíneo
Tecido Adiposo
Tecido Conjuntivo
               

Tecido Cartilaginoso
Tecido Nervoso
 

Instruções do Jogo:

• As figuras de tecidos humanos e o caça palavras deverão ser impressos, recortados e colados em cartolina e plastificados.

Os alunos serão separados em grupos constituídos por 4 pessoas.

•A ordem de cada rodada deverá ser por número de formação dos grupos exemplo: grupo 1, grupo 2, grupo 3 e grupo 4 ou seja, o grupo 1 iniciará o jogo.

• Entregar para cada grupo, o questionário para que eles anotem as respostas.

• Colocar as figuras dos tecidos animais em um saco escuro e misturá-las.

• Todos os grupos, irão responder o questionário, logo em seguida o grupo 1 irá até o saco escuro sortear uma figura, logo após terá que procurar no caça palavras em 30 segundos a resposta da figura e responder oralmente.

•O professor corrigirá a resposta e irá escrever na lousa os grupos e suas pontuações.

• Cada resposta certa valerá 1 ponto.

• Se o grupo errar, o professor deverá colocar novamente a figura no saco e chamar o próximo grupo e assim por diante.

Só será sorteado uma figura por vez, para dar oportunidade aos outros grupos de participarem.

• Terminado o sorteio das figuras e a conclusão do caça palavras os alunos e a professora deveram somar a pontuação de cada grupo, o questionário também será avaliado, o grupo com maior pontuação no jogo e no questionário será o vencedor.

 Material:

• Tesoura
• Cola

• Cartolina
• Figuras sobre os diferentes tecidos

• Caneta ou Lápis
• Questionário e Caça Palavras Impresso sobre os Tecidos animais

Saco escuro

 Questionário:
Caracterizam-se por apresentar células mergulhadas em grande quantidade de substância intercelular e apresentar fibras como elastina? Tecidos Conjuntivos

 Apresenta células adiposas com acúmulo de gordura, os lipídios, com função de proteção térmica e reserva de energia? Tecido Adiposo

 Apresenta fibras colágenas e elásticas, sendo um tecido firme e flexível? Tecido Cartilaginoso

 Promove a sustentação do corpo dos animais formando o esqueleto. Protege os órgãos vitais e serve de apoio aos músculos para que se realize o movimento? Tecido ósseo

 Esse tecido é formado por uma parte líquida, o plasma, com proteínas e água, por onde são transportados os nutrientes vindos dos alimentos, os hormônios e os produtos de excreção celular?  Tecido Sanguíneo

 Responsável pelos movimentos? Tecido muscular

 Responsável pelos sentidos?Tecido nervoso

 
Caça aos Tecidos  

Ó
F
G
R
T
N
N
H
O
J
B
G
S
D
H
E
T
H
V
S
H
M
F
C
S
S
J
W
Y
G
O
T
R
J
D
A
E
A
K
Q
U
V
C
T
F
H
E
R
O
P
L
A
R
T
C
Y
F
G
W
T
A
R
Ç
E
I
R
O
R
G
F
R
I
B
A
N
S
O
F
N
F
B
R
F
L
G
L
A
D
I
V
J
V
N
E
G
G
Q
U
S
A
N
G
U
Í
N
E
O
I
W
C
C
D
Y
C
N
D
J
R
H
N
E
S
X
I
T
D
T
D
U
T
Y
O
R
U
V
P
R
W
I
F
U
Y
U
S
T
M
B
S
E
Q
V
G
J
U
J
O
Y
O
N
O
W
A
O
U
K
J
U
A
U
I
M
A
Q
Z
Y
I
L
M
K
Y

 

Referências Bibliográficas:

AMABIS, JOSÉ MARIANO, Biologia das Células – Volume 1, 3ª. edição, São Paulo: Moderna, 2010.

MATERIAL DE APOIO AO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO - Caderno do Professor Biologia, Ensino Médio 1ª série, Volume 2, 1ª edição, São Paulo, 2013.